Captura de ecrã 2022-01-20, às 21.36.32.png

Introdução ao luto : acolhimento emocional na perda gestacional

Leonardo B. Hoffmann - Psicólogo

LeonardoHoffmann2.JPG

Leonardo B. Hoffmann
CRP 12/14289

Leonardo estudou psicologia na UFSC e seguiu para a residência multiprofissional em Cuidados Paliativos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde também cursou o programa de mestrado em Gerontologia. Realizou cursos sobre o processo de luto no Instituto Quatro Estações, além de participar de eventos e publicar na área acadêmica. Tem experiência no acompanhamento de pacientes com doenças em estágio terminal, atendimento a pessoas em luto, capacitação e supervisão de profissionais que desejam se aprimorar nestes temas. Atualmente trabalha no treinamento e gestão de cuidados paliativos para serviços do SUS, através de um projeto PROADI-SUS do Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde.

Luto é o nome dado ao processo natural e esperado de adaptação após uma perda significativa. Embora  não seja um transtorno, a pessoa em luto não está em seu estado normal. Assim, são essenciais a compreensão e o acolhimento, em especial diante do grande desafio de lidar com a perda gestacional.  

Dessa forma, nesta aula vamos conhecer um pouco sobre a elaboração do luto, o que pode caracterizá-lo como complicado e como acolher uma pessoa vivendo este processo.

Conteúdo da aula

 

Introdução ao luto :

- o processo do luto

- modelo duplo

- luto complicado

- perda gestacional

- como acolher uma pessoa enlutada

- discussão

data a ser divulgada em breve

esta aula não é gravada.

ZOOMlogo.png