Ambulatório de Acupuntura Obstétrica

O acesso aos serviços de acupuntura obstétrica no Brasil ainda é restrito às gestantes de maior poder aquisitivo. Proporcionar atendimento de qualidade e com segurança, com valores acessíveis é fundamental para ampliar o número de gestantes beneficiadas. Por outro lado, muitos profissionais, mesmo após formações de excelência, têm insegurança e muitas dúvidas quando se deparam com a paciente obstétrica em seus consultórios.

Neste contexto, Flávia Ambiel e Acuterapia decidiram ampliar as atividades didáticas da formação em Acupuntura Obstétrica criando o Ambulatório de Acupuntura Obstétrica para ex alunos formados pelo Método Flávia Ambiel

Flávia Ambiel

Acupunturista e Biomédica

Um dos nomes mais importantes da acupuntura obstétrica no Brasil. Apesar de uma agenda de atendimentos lotada, não abre mão de passar sua experiência e, assim, ajudar a um maior número de gestantes a viverem essa fase de forma plena. Diplomada pelo Collège Rosemont no Canadá, foi aluna e acompanhou os trabalhos de Jean Levesque, um dos maiores nomes da acupuntura obstétrica no mundo. Desde que regressou ao Brasil, há alguns anos, que se dedica ao atendimento de gestantes em todas as fases da gravidez, parto e pós parto. Tem atuado no ensino e fortalecimento da acupuntura obstétrica e na humanização do parto, através de cursos e mentorias no Brasil e em Portugal.

PHOTO-2021-05-16-22-44-04 4.jpg

Supervisão clínica e treinamento avançado para Acupunturistas

Screen Shot 2021-06-26 at 15.44.54.png

Objetivos 

 

  1. Atendimento ambulatorial de acupuntura e moxabustão para gestantes e puérperas, em qualquer fase da gravidez, preparar para o parto,  favorecer o parto, queixas comuns no pós-parto imediato e tardio.

           Os desconfortos que podem ser encaminhados para o serviço de acupuntura são:

     - Enjoo e vômitos, hiperemese gravídica, hipersialorreia, azia, constipação, diarreia, hemorroida, varizes vulvares, sindrome do túnel do carpo, dores em geral, diabetes gestacional, edema, hipertensão, bebê pélvico, restrição do crescimento intra-uterino, ameaça de aborto, ameaça de parto prematuro, insônia, cansaço, oligohidramnio, polihidraminio, preparo para o parto, pós-parto imediato, cansaço, sangramento, retenção placentária, cicatrização, congestão mamária ou hipogalactia, entre outros.

 

 

2. Supervisão clínica e treinamento avançado para profissionais formados em Acupuntura Obstétrica, Metodologia Flávia Ambiel, visando aprimorar o conhecimento adquirido na formação, favorecer a experiência clínica em ambulatório e aumentar as competências na conduta de pacientes obstétricas de variadas gravidades.

Metodologia

O ambulatório funcionará 1 vez por semana, das 8h às 12h, sempre às quartas-feiras, em intervalos de 1h por atendimento. Até 8 pacientes poderão ser atendidas simultaneamente. 

O número total de sessões por gestante dependerá das necessidades de cada caso.

As pacientes serão convidadas via divulgação pelas redes sociais, contatos pessoais e comércio próximo ao ambulatório, numa ação comum entre Flávia Ambiel, Acuterapia e os profissionais supervisionados.

 

Local

Espaço Vilma Nishi - Rua Dr. Tomás Alves, 44 - Vila Mariana - São Paulo/SP.

 

 

Por que eu devo participar?

Acompanhar de perto o trabalho de uma profissional experiente é privilégio de poucos. É na rotina do consultório que se encontram as melhores pérolas da relação professor-aluno.

Flávia Ambiel se propõe a dividir seus conhecimentos e experiência clínica, durante 16 semanas com profissionais que terão oportunidade de vê-la em ação, nos mais variados níveis de complexidades da acupuntura obstétrica.

Oportunidade de aprender, questionar, exercitar, avaliar, ter feedback e, acima de tudo, progredir muito nesta que é a especialidade que mais cresce no Brasil e que demanda profissionais bem formados e preparados para atuar tanto em clínica quanto em salas de parto.

 

Processo seletivo

O ambulatório serve de espaço para Supervisão Clínica e treinamento avançado para profissionais que tenham completado a formação em Acupuntura Obstétrica com Flávia Ambiel. 

Os alunos são selecionados após entrevista, avaliação teórica e carta de motivação.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas pelo email contato@flaviaambiel.com até dia 23/11//21

O processo seletivo é presencial e acontecerá no dia 27/11/2021.

Número de vagas: 4

 

Atividades e duração 

Antes do início das atividades, os profissionais passarão por um treinamento de 12h com revisão das bases da medicina chinesa, técnicas utilizadas e revisão de protocolos de acupuntura obstétrica.

Durante os dias de atendimento, os profissionais deverão estar disponíveis das 7h15 às 12h30, pois além dos atendimentos, haverá discussão de casos clínicos antes e depois das sessões

 

Dinâmica 

Os profissionais chegarão no consultório às 7h15 da manhã para preparar a sala e se instalarem.

Das 7h30 às 8h faz-se discussões dos estudos de caso e preparo para os atendimentos do dia.

Das 12h às 12h30 os profissionais se reúnem novamente com a professora para discutirem os casos atendidos no dia e determinarem os estudos de caso para a próxima semana.

Após o último dia de estágio haverá um último encontro de 2h para fechamento dos casos, avaliação do aprendizado. 

Cronograma - Turma 1, verão/outono 2022.

Dias de ambulatório:

12, 19, 26 de janeiro

02, 09, 16, 23 de fevereiro

09, 16, 23, 30 de março

06, 13, 20 e 27 de abril

04 de maio

Encontro final de 2h à combinar com o grupo o dia e o horário.

Inscrições até dia 23/11.

Processo seletivo dia 27/11 às 16h no ESPAÇO VILMA NISHI - Rua Dr. Tomás Alves, 44), PRESENCIAL.

Aulas teóricas teóricas preparatórias: às segundas-feiras, dias 06, 13 e 20 de dezembro, das 19h20 às 22h (ONLINE) 

Aula prática preparatória: domingo, dia 09 de janeiro de 2022, das 8h30 às 12h30 (PRESENCIAL) 

 

Certificado de 94 horas de prática supervisionada em Acupuntura Obstétrica, incluindo o período de treinamento e estudo de casos clínicos.

 

Mensalidade

5 parcelas de 350,00, pagas dia 10 de cada mês de dezembro 2021 e janeiro, fevereiro, março e abril de 2021

Além do atendimento clínico, os acupunturistas recebem um treinamento de 12h com revisão das bases da medicina chinesa, técnicas utilizadas e revisão de protocolos de acupuntura obstétrica. 

O acupunturista se compromete a estar disponível para atendimento sempre no mesmo período do dia previamente acordado pela duração de 16 semanas e a participar do treinamento prévio e dos grupos de estudos. 

Inscrição

Para se inscrever no processo seletivo*, envie um email para contato@flaviaambiel.com

* exclusivo para profissionais formados em acupuntura obstétrica pelo método Flávia Ambiel