CAPACIDADES FÍSICAS E HABILIDADES MOTORAS EM MEDICINA CHINESA: FLEXIBILIDADE

 

Dor não é a única condição que pode ser tratada com MC embora, no Ocidente, ainda seja uma das principais razões que leva pacientes ao consultório de um acupunturista.

Como veremos neste artigo, aspectos relacionados ao desempenho físico e motor, tanto em pessoas sedentárias como em atletas, podem ser melhorados a partir do tratamento com acupuntura. No entanto, como sempre, em medicina chinesa é importante avaliar quais são os padrões de desarmonia que acometem o paciente para se definir o princípio de tratamento mais eficaz.

 

Para se melhorar a flexibilidade de uma pessoa, o acupunturista deverá identificar dentre algumas possibilidades, quais são as razões que estão dificultando o correto funcionamento de músculos e tendões.

Em MC, todos os aspectos relacionados aos tecidos moles como músculos, tendões, fáscias e ligamentos referem-se fundamentalmente a dois órgãos: Fígado (Gan) e Baço (Pi).

Segundo Ross (94), o Fígado (Gan) está relacionado ao aspecto contrátil do músculo e à força dos ligamentos e tendões. Enquanto isso, o Baço (Pi) está associado ao volume da massa muscular e à força do músculo. Por isso, o desequilíbrio do Fígado (Gan) está mais correlacionado com o espasmo, contração e paralisia espástica dos músculos e retração dos tendões, enquanto o Baço (Pi) estaria mais relacionado à fraqueza e atrofia dos músculos e tendões.

Para Auteroche (92), o Baço (Pi) atua na manutenção do tônus e da força muscular.

 

Funções do Fígado (Gan)

A função mais importante do Fígado (Gan) é manter o livre fluxo do Qi (energia, embora seja uma tradução insuficiente para este conceito), sendo este o foco de quase todos os desequilíbrios deste Órgão. Esta função é integrada à outros Órgãos. O Baço (Pi) regula a formação e a quantidade de Qi pós-natal; o Pulmão (Fei) e o Coração (Xin) governam a circulação do Qi pelo corpo. O Fígado (Gan) assegura o fluxo suave do Qi através de todo o organismo em todos os sistemas e direções.

Outra função importante é a de armazenamento do Sangue (Xue). A quantidade de Sangue (Xue) é regulada pelo Fígado (Gan) a qualquer momento, de acordo com o nível de atividade física. Quando o corpo está em repouso, o Sangue (Xue) volta para o Fígado (Gan), contribuindo para restaurar a energia da pessoa. Quando o corpo está em atividade, o Sangue (Xue) move-se para fora do Fígado (Gan) indo para os músculos, nutrindo-os e umedecendo-os, de forma a capacitá-los para o desempenho.

A função de controlar Tendões é uma das mais importante no estudo da flexibilidade. O termo chinês Jin é frequentemente traduzido como Tendões, mas pode referir-se às denominações de tendões, ligamentos e músculos da Medicina Ocidental. Em Ross (94), encontramos que os Tendões associados às funções do Fígado (Gan) relacionam-se ao aspecto contrátil dos músculos, ao passo que a parte carnosa dos mesmos estaria vinculada ao Baço (Pi).

 

Deficiência de Sangue (Xue) do Fígado (Gan)

Este é o padrão de desarmonia do Fígado (Gan) mais relacionado à Flexibilidade.

É o Sangue (Xue) do Fígado o responsável pela nutrição e umedecimento dos Tendões. Quando o Sangue (Xue) do Fígado (Gan) é insuficiente, os Tendões não serão adequadamente nutridos e umedecidos e, em consequência, a contração estará debilitada e desarmônica, resultando em rigidez, espasmos, tremores, entorpecimento, além de visão turva e unhas enfraquecidas.

Os fatores que desencadeiam a Deficiência de Sangue (Xue) do Fígado (Gan) podem ser relacionados à perda de sangue nas hemorragias; formação insuficiente de Sangue (Xue) devido à Deficiência de Qi do Baço (Pi) ; Deficiência do Qi ou da Essência dos Rins; alterações do próprio Fígado (Gan), do Yin e do Jin Ye (líquidos internos); ou lesões do Calor como em casos de doenças febris.

O consumo inadequado de alimentos quentes, tais como carnes e grãos, pode conduzir ao estado de Deficiência de Sangue (Xue), que pode provocar a Deficiência de Sangue (Xue) do Fígado (Gan). É mais comum nas mulheres, em determinadas fases da vida como a puberdade, pós-puerpério e pós período menstrual, quando a aumenta a necessidade de alimentos produtores de Sangue (Xue), (Maciocia, 96).

 

Funções do Baço (Pi)

Segundo Maciocia (96), a principal função do Baço (Pi) consiste em auxiliar a digestão do Estômago por meio da transformação e transporte das essências alimentares. O Baço (Pi) é o sistema central na produção do Qi, a partir dos alimentos e líquidos ingeridos, que é a base para a formação do Qi e do Sangue (Xue). Por isso, é chamado de Raiz do Qi Pós-Celestial e quando se quer tonificar o Qi ou o Sangue (Xue), deve-se tonificar o Baço (Pi)

Um aspecto importante é que o Baço-Pâncreas (Pi) extrai o Qi dos Alimentos (Gu Qi) e direciona este Qi refinado para nutrir os tecidos do organismo. O estado do Baço-Pâncreas (Pi) é um dos fatores mais importantes para determinar a quantidade de energia física que a pessoa tem. O cansaço é uma reclamação comum e, nestes casos, o Baço-Pâncreas (Pi) deve ser tonificado.

 

Deficiência de Qi do Baço (Pi)

Se o Qi do Baço (Pi) for deficiente não será produzido Sangue (Xue) suficiente, ocorrendo o padrão já visto de Deficiência de Sangue (Xue) do Fígado (Gan). Os sintomas mais comuns desta combinação são visão turva, tontura, cansaço, parestesia e debilidade dos membros.

Em geral, a etiologia mais comum deste padrão relaciona-se aos fatores dietéticos, tanto a dieta pobre em nutrientes, como o excesso de alimentos frios e crus.

Em estudo realizado em 2006, investigamos se a acupuntura seria capaz de interferir no desempenho de testes indiretos de flexibilidade muscular.

O teste escolhido foi o Sentar e Alcançar . Foram utilizados pontos como Estômago 36 (Zu San Li) para tonificar o Qi e o Sangue e Vesícula Biliar 34 ((Yang Ling Quan) por ser o ponto de reunião dos tendões.

Os resultados deste estudo mostraram que a acupuntura foi capaz de promover diferença significativa (em média 1,97 cm a mais) no teste pós agulhamento.

Atualmente nosso foco é o desempenho esportivo. Nossa experiência tem mostrado que acupuntura pode melhorar a performance do atleta na competição e também diminuir os tempos de recuperação pós competição ou pós lesões esportivas!

 

Escrito por Silvia Ferreira

 

Please reload

  • Branco Facebook Ícone

layout by

  • Branca Ícone Instagram

Acuterapia © 2018