PODEMOS CONFIAR NA FARMACOPEIA CHINESA?

 

No site France 5 e no programa Alô Doutor, um artigo intitulado “Podemos confiar nos medicamentos a farmacopeia chinesa?” apresenta a entrevista do Professor Jean-Raymond Attali sobre a utilização da farmacopeia chinesa.

 

Não faz muito tempo, quando se falava em farmacopeia chinesa era para diabolizá-la. As mídias, sem verificar os fatos, davam voz aos detratores desta medicina milenar. Ela foi muitas vezes vítima do ostracismo por ignorância generalizada sobre o assunto. Quando não se conhece nada sobre um fenômeno, é mais fácil rejeitá-lo que perder um pouco de tempo para tentar compreendê-lo. Se observarmos com atenção a farmacopeia asiática, podemos perceber que ela é perfeitamente compatível com nossos interesses, nosso estilo de vida, nossa maneira de viver.

Já há algum tempo, a verdade começa a se mostrar. A fitoterapia chinesa é uma arte maior que pode propor numerosas soluções terapêuticas e em total segurança para os doentes.

Ainda de maneira um pouco tímida, no artigo citado, o professor Jean-Raymond Attali confirma “Sim, podemos confiar nos medicamentos da farmacopeia tradicional chinesa”. Logicamente ele não podia deixar de dizer que, na França, estas plantas foram submetidas ao crivo científico para conhecer suas características segundo a visão ocidental, por um grupo de especialistas da ANSM (Agência Nacional de Segurança de Medicamentos).

 

Sobre este ponto, nós gostaríamos de alertar este professor, assim como os especialistas da ANSM que estas plantas são utilizadas pelos chineses há mais de 2.000 anos e que existe um saber extremamente preciso sobre sua utilização que nenhum estudo científico ocidental conseguirá ultrapassar. Graças a este saber ancestral, sabemos exatamente o que se pode fazer com as milhares de plantas chinesas, assim como as precauções de uso, contra-indicações, combinações favoráveis e modos de preparação que mantém os pacientes em segurança. No lugar de perderem tempo como fazem, eles deveriam se inscrever em escolas de medicina chinesa na França para estudar esta arte médica maior. Eles perceberiam a que ponto a farmacologia chinesa é precisa, segura e eficaz e que ela proporcionaria grandes serviços aos numerosos doentes na França e em outros lugares.

 

Fonte¹: http://osmcmedecinechinoise.blogspot.com.es

Fonte²:http://www.allodocteurs.fr/actualite-sante-peut-on-faire-confiance-aux-medicaments-de-la-pharmacopee-chinoise--9729.asp?1=1

Please reload

  • Facebook ícone social

Acuterapia © 2018