QUAL A MELHOR POSIÇÃO DO CORPO PARA DORMIR?

 

Segundo a Medicina Chinesa uma das formas mais importantes de se nutrir a energia Yin é o sono de boa qualidade e em quantidade adequada. Um dos fatores que contribui para se dormir bem é a posição do corpo.

Dormir sobre o lado esquerdo gera uma compressão dos pulmões sobre o coração. Lembremos que, para a Medicina Chinesa, o coração “abriga a mente”, portanto, se o coração está oprimido fisicamente, poderemos ter um aumento da quantidade de sonhos e um sono agitado.

Se dormirmos de bruços, a digestão, o coração e, sobretudo, a respiração se encontrarão entravados, além disso a coluna cervical permanecerá várias horas em torção, comprimindo os discos intervertebrais. Esta também não é uma boa posição para dormir.

Em decúbito dorsal (ou seja, de barriga para cima) fica-se numa posição ideal para se relaxar por alguns minutos durante o dia. Esta posição, no entanto, não é recomendada para dormir muitas horas, pois não favorece o alívio de tensões musculares. Além disso, esta posição favorece o ronco.

Preconiza-se, então, que para dormir deve-se adotar o lado direito. De fato, esta posição favorece de um lado o retorno do sangue para o fígado; um princípio chinês diz: “em posição horizontal o sangue deve retornar ao fígado para que o sono seja calmo”. Por outro lado, nesta posição, os alimentos a serem digeridos passam mais facilmente do estômago para os intestinos (por razões puramente mecânicas). Idealmente, o braço direito deve permanecer flexionado à frente do travesseiro, o braço esquerdo estendido ao longo do corpo e as pernas levemente flexionadas. Nesta posição os músculos podem relaxar adequadamente.

Obviamente, esta posição não deve ser obrigatoriamente mantida durante a noite inteira, mas dormir sobre o lado direito é o mais adequado.

Exceção deve ser feita às gestantes. Principalmente a partir do 4º ou 5º mês, a gestante deve preferir dormir sobre o lado esquerdo, pois esta posição deixa livre a veia cava, responsável pelo retorno do sangue da parte inferior do corpo ao coração. Conforme o útero vai crescendo, deitar-se sobre o lado direito faz com que o mesmo pressione a veia cava e a gestante poderá sentir falta de ar.

 

Please reload

  • Branco Facebook Ícone

layout by

  • Branca Ícone Instagram

Acuterapia © 2018