Felip
Caudet

Fisioterapeuta pela Universidad Ramon Llull, especializado em Reeducação Postural (Método Mézières) e em Moxabustão japonesa. Formado pelos mestres Tetsuya Fukushima sensei e Hideo Shinma sensei (filho de Isaburo Fukaya). É o fundador da Escola Okyu Barcelona – escola de moxabustão japonesa – em colaboração com Fukushima Sensei e Shima Sensei, onde  é diretor e principal instrutor: www.okyubarcelona.com

É Presidente da Sociedade Européia de Fukayaku. Publicou dois livros, “El Calor que Cura” (dedicado à moxabustão direta e o estilo de Fukaya) e “Moxibustión al final de la cuerda” (obra especializada na busca de pontos para moxa), assim como vários artigos em revistas especializadas.

Tem desenvolvido o estilo de reequilíbrio postural através da moxabustão (Kinseikyu). Divide sua atividade clínica com a docência internacional (Japão, França, Itália, Dinamarca, Brasil, entre outros países).​

Captura de Tela 2019-04-18 às 15.50.25.p

A nossa história começa em 2014, quando conheci o seu trabalho. Foram 2 anos de trocas de experiências e planejamentos, até que em 2016, finalmente consegui trazê-lo ao Brasil. E, desde então, não paramos mais! Felip Caudet cativou definitivamente os profissionais brasileiros

INTRODUÇÃO À MOXABUSTÃO JAPONESA

A moxabustão japonesa (Okyu) inclui diferentes técnicas, todas focadas em promover, de maneira rápida e agradável, a recuperação da saúde. A moxa é conhecida no ocidente como uma técnica da medicina chinesa, mas é sob o enfoque japonês que as técnicas de moxa alcançaram um grau de refinamento único. Isto a transforma em uma terapia muito atrativa para todos que desejem otimizar suas estratégias e recursos de tratamento, em qualquer área. De todas as técnicas conhecidas, tonetsukyu é a técnica de moxabustão mais especial que existe, pois consiste na aplicação de cones de moxa do tamanho de um grão de arroz em pontos específicos. Esta técnica permite regular o estado energético, sanguíneo e linfático dos tecidos e os chamados "pontos vivos". Priorizando o desenvolvimento da sensibilidade manual na busca pelos "pontos vivos" e mediante a aplicação de minúsculos cones de artemísia de alta qualidade, se consegue um nível de eficácia sem igual.

As técnicas de okyu são muito sutis, pois o calor do okyu se enquadra num conceito energético (suplementação do Qi) e não térmico. Uma de suas particularidades reside, entre outras coisas, na forma de entender o tratamento, ou seja, a técnica está toda direcionada em tratar a condição da qual sofre o paciente naquele exato momento. Não há suposições, nem especulações, apenas evidências claras de qual é a situação e quais são as mudanças que se vai provocando com o tratamento.  Através deste tipo de moxabustão, conseguimos um estímulo para o sistema imunológico e um reequilíbrio em todo o sistema de canais que, por sua vez, regulará qualquer transtorno orgânico ou funcional. A remissão da dor e a recuperação da funcionalidade em casos complicados costuma ser espetacular, tanto por sua rapidez, quanto pelo conforto.

KINSEIKYU - REEQUILÍBRIO POSTURAL ATRAVÉS DA MOXABUSTÃO

Goto Konzan (1659-1733), médico japonês do período Edo e fundador da escola clássica de pensamento Kohoha, desenvolveu a teoria da estagnação do Qi. Desta teoria surgem noções que fazem parte do conceito de ponto vivo, em que o ponto aparece como uma estagnação reativa à pressão. Esta é uma condição indispensável para que o ponto seja válido na moxabustão direta. Hoje em dia, sabemos que os pontos vivos são um dos mecanismos de adaptação do corpo frente às enfermidades. Aparecem no nível das fáscias, sendo estas a estrutura chave para sua compreensão. Quando estes pontos aparecem, as fáscias e as cadeias musculares encontram-se afetadas e podem ser desbloqueadas graças à ação profunda da moxa. Kinseikyu (reequilíbrio postural através da moxa) é o tema desenvolvido por Felip Caudet que permite realizar uma reestruturação postural do corpo liberando estes pontos vivos.

TEMPORADAS NO BRASIL

2019

FELIP CAUDET

KINSEIKYU NÍVEIS I, II e III  -

EQUILÍBRIO POSTURAL ATRAVÉS DA MOXABUSTÃO

São Paulo - 23-24 de abril de 2019

Já pensou que reposicionar o ombro pode tratar doenças hepáticas? Quem está participando da formação Kinseikyu 3 está aprendendo isso e muito mais... moxabustão no equilíbrio postural. Sabe qual é a relação dos músculos da respiração com a hiperacidez do estomago?"
“As posturas corporais interferem nas secreções hormonais”
“Muitos problemas uterinos podem ser tratados pelo reposicionamento da pelve” Felip Caudet

 

Moxabustão avançada, pra profissionais que querem ir além do óbvio!!! Goto Konzan (1659-1733), médico japonês do período Edo e fundador da escola clássica de pensamento Kohoha, desenvolveu a teoria da estagnação do Qi. Desta teoria surgem noções que fazem parte do conceito de ponto vivo, em que o ponto aparece como uma estagnação reativa à pressão. Esta é uma condição indispensável para que o ponto seja válido na moxabustão direta. Hoje em dia, sabemos que os pontos vivos são um dos mecanismos de adaptação do corpo frente às enfermidades. Aparecem no nível das fáscias, sendo estas a estrutura chave para sua compreensão. Quando estes pontos aparecem, as fáscias e as cadeias musculares encontram-se afetadas e podem ser desbloqueadas graças à ação profunda da moxa. Kinseikyu (reequilíbrio postural através da moxa) foi o tema desenvolvido por Felip Caudet que permite realizar uma reestruturação postural do corpo liberando estes pontos vivos.

FELIP CAUDET

Introdução à Moxabustão Japonesa

São Paulo - 20 e 21 de junho de 2019

DESCRIÇÃO DO CURSO

A moxabustão japonesa (Okyu) inclui diferentes técnicas, todas focadas em promover, de maneira rápida e agradável, a recuperação da saúde. A moxa é conhecida no ocidente como uma técnica da medicina chinesa, mas é sob o enfoque japonês que as técnicas de moxa alcançaram um grau de refinamento único. Isto a transforma em uma terapia muito atrativa para todos que desejem otimizar suas estratégias e recursos de  tratamento, em qualquer área. De todas as técnicas conhecidas, tonetsukyu é a técnica de moxabustão mais
especial que existe, pois consiste na aplicação de cones de moxa do tamanho de um grão de arroz em pontos específicos. Esta técnica permite regular o estado energético, sanguíneo e linfático dos tecidos e os chamados "pontos vivos". Priorizando o desenvolvimento da sensibilidade manual na busca pelos "pontos vivos"; e mediante a aplicação de minúsculos cones de artemísia de alta qualidade, se consegue um nível de eficácia sem igual. Através deste tipo de moxabustão, conseguimos um estímulo para o
sistema imunológico e um reequilíbrio em todo o sistema de canais que, por sua vez, regulará qualquer transtorno orgânico ou funcional. A remissão da dor e a recuperação da funcionalidade em casos complicados costuma ser espetacular, tanto por sua rapidez, quanto pelo conforto.

2018

FELIP CAUDET

07 e 08 de abril de 2018 em Porto Alegre

12 e 13 de abril de 2018 em São Paulo

INTRODUÇÃO A MOXABUSTÃO JAPONESA

KINSEIKYU I- REEQUILÍBRIO POSTURAL ATRAVÉS DA MOXABUSTÃO

14-15 de abril de 2018  em São Paulo

2017

FELIP CAUDET

KINSEIKYU I e II  -  INTRODUÇÃO À MOXABUSTÃO JAPONESA

Porto Alegre - 04-05  fevereiro de 2017 

São Paulo.  -   07-12 fevereiro  de 2017

DEPOIMENTOS

Claudia Säkai: Os cursos diferenciados e cada vez melhores! Organização, pontualidade, alunos dedicados, foi tudo maravilhoso! Levarei muito do que aprendi a minha prática clínica e continuarei obtendo sucesso e muitos bons resultados com esse diferencial! Silvia Ferreira está de parabéns pela seleção dos cursos e excelentes profissionais e mestres que traz para o Brasil! Vale muito o investimento!  Felip Caudet é um professor que transmite seu conhecimento e sabedoria com muito amor e dedicação!

 

Sálvio Luiz F. de Barros: Já sinto saudades de todos, e que aprendizado maravilhoso, me senti um menino saindo da faculdade louco para testar os conhecimentos e dar mais qualidade de vida aos pacientes, obrigado a Silvia e ao mestre Felip Caudet por passar seu conhecimento com muita paciência e sabedoria.

 

Gisele Matos: Muito feliz por ter participado dessa maratona de conhecimento. Muito grata por ter conhecido profissionais tão apaixonados por sua prática. Obrigada Felip Caudet por ensinar com tanta generosidade. Vc é um grande mestre! Obrigada Silvia por seu empenho em melhorar a qualidade da acupuntura no Brasil e pelo carinho conosco que certamente não passou despercebido. Obrigada aos colegas por serem cobaias e compartilharem tantos conhecimento comigo. Foi uma semana muito especial!

 

Fatima Viegas Andrade: Minha gratidão aos colaboradores, organizadores e participantes. Gratidão especial ao querido prof. FELIP CAUDET, mestre do conhecimento e da arte de ensinar essa técnica. Gratidão prof. Silvia Ferreira por você ser a ponte entre nós e esses grandes e atuais Mestres, que você bem conhece o talento e se empenha em trazer para o Brasil. É certo que todos nós, a partir deste curso daremos um atendimento diferenciado aos nossos pacientes. Valeuuu!!!

 

Rafaela Zanotto: Quero agradecer a oportunidade de ter podido fazer parte de um curso maravilhoso com pessoas maravilhosas. Recomendo a todos, a participação de cursos com a escola Acuterapia, a qual a prof Sílvia é a responsável, e mentora. Maravilhosa profissional e pessoa. Gratidão ao professor Felip Caudet, excelente didática, profissional super dedicado e competente. Posso dizer que fomos felizes por excelência de todos os envolvidos. Grata

 

Daniella de Leon: Curso fantástico. E com um mestre extremamente generoso na distribuição de conhecimento, didático e de uma competência fantástica. Silvia Ferreira como sempre dedicada e competente em seus cursos!! Amei. Saio renovada e cheia de vontade para aplicar meus novos conhecimentos E com a certeza de resultados eficientes!

 

Luciano Matsushita: Curso com Prof Felip Caudet realmente imperdível. a técnica KINSEIKYU é fantástica. O curso muito bem elaborado e com um conteúdo programático acima de todas as expectativas. Obrigado Silvia por trazer esse fantástico Mestre. Iniciativas desta natureza engrandecem a Acupuntura do nosso País.

2016

FELIP CAUDET

KINSEIKYU Nível I - REEQUILÍBRIO POSTURAL ATRAVÉS DA MOXABUSTÃO
12-13 de março de 2016

Foram dois dias de muito aprendizado, hipnotizados pelo carisma, conhecimentos e didática do prof Felip Caudet, mergulhamos profundamente no universo de possibilidades da moxabustão. Uma única palavra pode explicar o que foi esta vivência: SENSACIONAL!
E isto tudo foi possível graças à parceria da Acuterapia com a Accushop! Trabalho com amor pela Medicina Chinesa.
A todos os profissionais presentes nosso muito obrigado.