Nossas Memórias
Dr. Nicolás Escaffi
Nicolás é chileno e viveu 12 anos na China onde fez graduação e mestrado em medicina chinesa
Médico de Medicina Chinesa pela Universidade de Tianjin de Medicina Chinesa. Mestre em Acupuntura, Moxabustão e TuiNa pela Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing, discípulo de Zhāng jiàn bīn. Especialização em clássicos de acupuntura e em mandarim médico clássico. Sua prática clínica se caracteriza pelo diagnóstico e tratamento do Dū mài. Quinta geração da Escola de Acupuntura e Moxabustão Chéng Jiāng.
Com uma didática reconhecida e apreciada por acupunturistas de diversos países, Nicolas já é conhecido dos brasileiros por vários encontros online e em 2023, pela primeira vez, vem ao Brasil para uma formação presencial.
2020
WEBINAR: Análise dos fundamentos de canais e colaterais clássicos - Nicolas Escaffi
11 de junho de 2020
ONLINE
A origem da formação da teoria de canais e colaterais, na antiguidade, se baseou na observação e o engenhoso desenho da forma de pensar na pratica clínica. Está relacionada com a o nível de conhecimento e o nível de prática clínica naquele momento, estreitamente relacionado com os antecedentes culturais e os hábitos de pensamento. Na antiguidade, a formação da teoria de base na prática clínica é inseparável do sangue, percepção do pulso arterial, mudanças nas veias superficiais, assim como seus sinais e sintomas clínicos. Portanto, a teoria de canais e colaterais inclui principalmente os seguintes conteúdos: fundamentos dos vasos sanguíneos, fundamentos da circulação de sangue qi, fundamentos da diferenciação de canais e colaterais, fundamentos de vasos regulares e extraordinários. Esta aula introduz a formação de 3 dias sobre os estudo aprofundado de canais e colaterais do professor Zhāng jiàn bīn, da Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing - China e Nicolas Escaffi é um dos seus discípulos.
Evolução teórica e aplicação clínica de canais e colaterais através da história
31 de julho a 03 de agosto de 2020 e 01 a 04 de outubro de 2020
ONLINE
Muitos tesouros da medicina chinesa estão publicados apenas em mandarim, limitando o acesso a estes conhecimentos para todos aqueles que não dominam este idioma. Este curso é uma tradução literal do livro escrito pelo professor Zhāng jiàn bīn, fruto de um árduo trabalho de 10 anos de pesquisa e que culminou em 2017 com a publicação desta obra-prima. Nicolás Escaffi pretende transmitir de forma fiel todo o conteúdo do texto. O livro possui 6 capítulos, cada capítulo é dividido em seções, num total de 84 seções. O curso foi dividido em 3 dias, totalizando 14 horas aula, numa dinâmica interativa entre professor e alunos, com diversos momentos para perguntas e respostas.
Conteúdo do curso
1-Origem dos canais e solidificação teórica.
2-Desenvolvimento diverso e convergência teórica.
3-Sistema de canais e colaterais, reconstrução teórica.
4-Compreensão de canais e colaterais para curar.
5-Aprofundamento do uso e interpretação teórica.
6-Interpretação, similaridades, dúvidas e regresso.
O que dizem os alunos que fizeram o curso?
Lucienne Colombo: esse curso foi uma viagem através do tempo que nos traz as bases sólidas dos grandes clássicos sobre canais e colaterais e que sem dúvida muda a perspectiva da prática clínica. Simplesmente encantador e enriquecedor este curso
Ana Cristina Crippa: Estudar os Clássicos com uma pessoa competente, é sempre uma grande oportunidade. Mas, neste caso, o Nico faz uma revisão bibliográfica extraordinária. Uma contribuição inestimável, para nossa formação. O único problema é que fica claro o quanto temos que estudar, e quantos livros incríveis estão aí nos esperando. Um estudo lindo. Muito obrigado Nico e muito obrigada Silvia.
Guilherme Vieira Granato de Araújo: esse curso foi a possibilidade de entrar com o conhecimento da medicina chinesa em alto nível. Me sinto privilegiado de poder estudar e conhecer a medicina chinesa por um viés sério e bem fundamentado.
Mariana Scarpa: Recomendo muito esse curso! Foi uma imersãoimportantíssima na história do conceito de canais e colaterais. Vimos as diversas nuances de sentidos e implicações práticas destes conceitos em vários autoresem diversas dinastias até os dias de hoje. Uma incursão muito completa aolongo da história do pensamento chinês e suas práticas. Agradeço muito pelaoportunidade, Nico, de compartilhar conosco esta preciosidade!
Bruno Nothlich: "O curso foi uma aventura textual sobre os clássicos da medicina chinesa, fornecendo a cada um impagáveis correlações com os contextos clínicos da prática profissional"
Tatiana de Laquila: Conhecer a Historia e poder viajar pelas origens da medicina chinesa, com este competente professor, é um previlegio enorme. Nos dá a dimensão da grandiosidade, da responsabilidade e a necessidade de nos aprofundarmos nas bases teóricas para sermos profissonais competentes e mais completos.
2023
DU MAI
Palpação e aplicação clínica
17 E 18 DE JUNHO SÃO PAULO
DE 2023
Dr. Nicolás Escaffi
pela 1ª vez no Brasil
DU MAI palpação e aplicação clínica
curso presencial
17 e 18 de junho de 2023
SÃO PAULO
-
Dū mài 督脉 é um dos primeiros canais que se ocnhece na história da medicina chinesa, a partir de registros literários e arqueológicos. A origem do nome “Dū mài” vem da coluna vertebral e, na antiguidade, se examinava a coluna através do método “Jǐ chuí fǎ”脊椎法. Seus primeiros registros aparecem no Huáng dì nèi jīng《黄帝内经》(Clássico Interno do Imperador Huang).
-
No Nèi jīng《内经》(Clássico Interno) o trajeto do Dū mài é descrito como a coluna e dois vasos laterais. É por isso que, na antiguidade, os pontos “Jiā jí” 夹脊 não eram separados de Dū mài,. Da mesma forma, os pontos do canal da Bexiga 足太阳脉 estão muito associados a Jiā jí e Dū mài através dos “vasos Luò” 络脉.
-
Nos clássicos, os puntos localizados ao longo da coluna e em linhas laterais possuem descrições muito parecidas.Tem a função de tratar todas as patologias relacionadas à coluna, órgãos internos, cérebro e doenças psíquicas.
-
O conhecimento da teoria, diagnóstico e aplicação clínica do Dū mài nos permite utilizar este sistema no tratamento de patologias de todo o corpo.
-
Esta técnica foi muito bem utilizada ao longo da história da medicina chinesa por muitos praticantes célebres como: Zhuāng zi 庄子, médicos do Nèi jīng, Huá tuó 华佗, Lǐ shí zhēn 李时珍, Chéng dàn ān 承淡安, Méi jiàn hán 梅健寒, Zhāng jiàn bīn 张建斌.
Conteúdo do curso
-
Apresentação do canal Du Mai
-
Relação do Du Mai com os pontos Jiaji e o canal da Bexiga
-
Utilização sistemática dos pontos
-
Método de Palpação da coluna como diagnóstico
-
Ventosaterapia: técnicas de diagnóstico e aplicações
-
Técnicas avançadas de inserção e uso de agulhas:
-
Inserção profunda na região do cóccix, orifícios sacrais, espaços intervertebrais, processos transversos, paravertebral, junção craniocervical e couro cabeludo
-
Técnicas de inserção de agulhas longas: 40mm, 75mm e 100mm
-
Técnica de sangria com agulhas hipodérmicas e lancetas combinadas com ventosas
-
Patologias associadas e tratadas pelo Du Mai: doenças da coluna vertebral, neurológicas, doenças de medicina interna, doenças da cabeça e órgãos dos sentidos, doenças das extremidades.
-