Philippe Sionneau

Um dos estudiosos mais ativos no Ocidente no campo da medicina chinesa. Philippe Sionneau estudou na China em Pequim, Fo Shan e Wu Han.

Há mais de 15 anos que Philippe realiza numerosas pesquisas nas diferentes áreas da medicina chinesa. Suas áreas de estudo são variadas :

  • Tratamento de distúrbios emocionais nos textos clássicos

  • Teorias de base segundo os textos clássicos

  • Metodologia para aprendizagem facilitada da pulsologia

  • Metodologia para a aprendizagem facilitada do diagnóstico

  • Metodologia para aprendizagem das técnicas de agulhamento

  • Aplicações de combinações de plantas (dui yao) na prática clínica

  • Utilização dos alimentos para o tratamento das doenças segundo a dietética chinesa.

  • Teorias e práticas da acupuntura segundo os métodos ancestrais (Líng Shū, Nán Jīng, Zhēn Jiǔ Jiǎ Yǐ Jīng…)

  • Relações entre o I Ching (Clássico das Mutações) e acupuntura.

  • Traduções de clássicos

  • Elaboração de um glossário de termos da medicina chinesa.

 

Seus talentos didático-pedagógicos, seu conhecimento preciso, seu rigor e sua energia fazem de seus cursos momentos sempre muito apreciados e proveitosos para os participantes. É, sem dúvida, um dos melhores autores e professores da atualidade.

A relação com o Brasil começou em 2011 e, desde então, foram foram inúmeras as oportunidades de encantar os brasileiros com sua excepcional habilidade pedagógica e seu bom humor, sem perder a típica franqueza francesa.

As próximas temporadas de Philippe Sionneau no Brasil ainda não tem data para acontecer. Esperamos que não demore muito.

TEMPORADAS NO BRASIL

2020

ACUPUNTURA DAOISTA - 13, 14 e 15 de março de 2020
Captura_de_Tela_2020-03-21_às_21.28.07
Captura_de_Tela_2020-03-21_às_21.28.31

A acupuntura do Yì Jīng (Clássico das Mutações)
 

Se o Yì Jīng (Yi King) (Clássico das Mutações ) foi um texto de advinhação e metafísica, ele também inspirou muitas áreas da ciência chinesa. Encontramos esta influência na medicina chinesa onde os princípios do livro fundamental da civilização chinesa permitem uma aplicação original e eficaz da acupuntura, transformando uma técnica médica em uma verdadeira Arte da cura. A acupuntura segundo o Yì Jīng (Clássico das mutações) é especialmente adaptada para as doenças internas (doenças cardio-vasculares, respiratórias, problemas digestivos, ginecológicos cutâneos, metabólicos, psicológicos, etc). Ela pode, inclusive, servir de base de tratamento da maioria das patologias. Este curso é particularmente
transformador e permite um outro olhar sobre o mundo, sobre o ser-humano e sobre as patologias.


Programa do curso :

  •  Yì Jīng : um livro de advinhação e metafísica

  •  Gênese dos trigramas (guà 卦)

  •  O espaço e o tempo: a causa das transformações

  •  Aplicação dos princípios do Yì Jīng à acupuntura

  •  Reequilíbrio vertical

  •  Reequilíbrio horizontal

  •  Associar os hexagramas aos órgãos/canais

  •  Associar os hexagramas aos pontos de acupuntura

  •  Método Hexagrama dos 4 canais interconectados

  •  Método Hexagrama de acordo com a estação (sazonal)

  •  Tratamentos das principais síndromes

 

A acupuntura do tài jí (太极) abdominal
Todos sabemos que a acupuntura é melhor adaptada para a plenitude do que para o vazio. Como preencher as deficiências com a acupuntura? Como tratar o esgotamento, a fadiga, a sobrecarga, o burnout, o enfraquecimento, a diminuição das defesas imunitárias, as doenças crônicas por deficiência? Existem soluções notáveis. Cada um dos grandes acupunturistas criou uma ou mais combinações especiais de pontos, seja para tratar os pacientes complicados, com diagnósticos confusos, de forma a clarear o terrenos, seja visando produzir uma grande tonificação para favorecer a vitalidade geral do paciente. Tián Hé Lù 田合禄, um dos mais importantes mestres contemporâneos da medicina chinesa "clássica",  "ancestral"; inspirando-se nos grandes princípios filosóficos subjacentes do ensinamento dos antigos e do Nèi Jīng (Clássico interno) desenvolveu várias fórmulas deste tipo. Estes tratamentos constituem o método da acupuntura e moxabustão do tài jí » (tài jí zhēn jiǔ fǎ  太极针灸法).

Ele integra, entre outros, uma estratégia que utiliza pontos especiais do abdomen. É a razão pela qual algumas destas combinações pertencem aos métodos da acupuntura-moxabustão do tài jí abdominal (针灸腹部太极). Nós veremos igualmente neste contexto, tratamentos baseados no quadrado mágico do luò shū chamado ainda de diagrama dos nove palácios (jiǔ gōng tú  九宫图). Trata-se de um conjunto de tratamentos com
resultados excepcionais para doenças que implicam vazio, fraqueza, deficiência, imunodepressão. Um precioso instrumento que visa auxiliar, através da acupuntura-moxabustão, todos os pacientes, incluindo aqueles que estão em quadros de vazio.

A crono-acupuntura para potencializar os tratamentos.

Nós estudaremos dois formidáveis métodos que darão mais potência a qualquer outro tratamento que
esteja sendo utilizado.


1- Os oito métodos de combinações Tài Yáng das oito circulações dos canais extraordinários - Tài Yáng Bā Fǎ Pèi Qí Jīng Bā Mài - 太阳八法配奇经八脉
Trata-se de um método baseado no Yì Jīng (Clássico das mutações) e as ligações existentes entre os trigramas e os 8 vasos extraordinários. De fato, trata-se de uma técnica que visa combinar alguns pontos dos vasos extraordinários para reforçar, potencializar os tratamentos de acupuntura ou de moxabustão que fazemos na prática clínica. Esta técnica se apoia, igualmente, na cronobiologia e permite um impacto máximo nos tratamentos.


2- Método de puntura de acordo com o fluxo que circula da meia-noite ao meio-dia aplicado ao rèn mài (任脉) e ao dū mài (督脉) - zǐ wǔ liú zhù zhēn fǎ - 子午流注针法
Ao longo de todo o dia, alguns pontos encontram-se abertos e mantém uma grande quantidade de qì no rèn mài (任脉) ou no dū mài (督脉). Podemos empregar esta força particular para aumentar consideravelmente o impacto nos tratamentos sobretudo face à situações difíceis, pacientes que resistem aos tratamentos ou patologias complicadas ou graves. A tradição daoista diz que o homem vive entre o Céu e a Terra, que ele é atravessado pelo qì do Céu e da Terra. Com este método você vai compreender que este aforismo não é um conceito abstrato mas uma realidade concreta!

2018

GINECOLOGIA: DIAGNOSTICAR E TRATAR COM ACUPUNTURA

Lisboa -       03 e 04 de fevereiro de 2018

São Paulo - 01 e 02 de dezembro de 2018 

DESCRIÇÃO DO CURSO

Este curso teve como objetivo fornecer informações e ferramentas práticas aos participantes, permitindo assim aumentar as suas competências e desempenho clínico. Um resumo da prática clínica diária do professor e  realizado de forma pragmática, permitindo assim a aplicação imediata das informações  durante  prática clínica diária.

 

PARTE 1: SÍNDROMES EM GINECOLOGIA

Conhecemos, de forma geral, as síndromes de canais e órgãos, mas poucos conhecem as síndromes específicas das grandes especialidades da medicina chinesa. Este curso permite ampliar o conhecimento estudando, em detalhes, as síndromes específicas da ginecologia. Por exemplo, deficiência do Chong Mai e do Ren Mai, estase e obstrução do Chong Mai e do Ren Mai, coagulação por estase de sangue e umidade no Chong Mai e do Ren Mai, umidade-mucosidade obstruindo o útero e muitas outras... Muitas informações serão inéditas em língua portuguesa. Para cada síndrome, estudaremos os sintomas chave e os sintomas associados, a etiologia e a patogenia, os princípios terapêuticos e, também, o tratamento de acupuntura. Serão abordadas as síndromes ginecológicas mais frequentes na prática clínica.

PARTE 2: TRATAR DOENÇAS GINECOLÓGICAS UTILIZANDO ACUPUNTURA DO ESTILO TUNG

Esta parte do curso apresenta o tratamento utilizando acupuntura do estilo « Tung » em diversas patologias ginecológicas, frequentes na prática clínica. A acupuntura « Tung » é originária de uma antiga família de médicos chineses, cujos pontos são famosos pela sua eficácia. Neste estilo, os pontos e as estratégias são diferentes da acupuntura convencional. Este curso apresenta a localização, as indicações e as explicações de 33 pontos do estilo Tung, para o tratamento de problemas ginecológicos e, em seguida sugestões de tratamento para as seguintes patologias: Vaginite, Salpingite (inflamação das trompas), Ovarite, Endometriose, Fibroma uterino, Metrorragia functional, menstruação irregular, dismenorreia, dor lombar durante o período menstrual, leucorreias, síndrome pré-menstrual, cisto mamário, dor e prurido vaginal, infertilidade, anorgasmia, diminuição ou desaparecimento da libido. Uma formação prática, pragmática e densa, com muitas informações totalmente inéditas em língua portuguesa.

DERMATOLOGIA: DA TEORIA À PRÁTICA - A CHAVE PARA A EFICÁCIA CLÍNICA

Lisboa:      10-11 de novembro de 2018

São Paulo: 29 e 30 de novembro de 2018

Embora os acupunturistas sejam frequentemente procurados por pessoas com problemas dermatológicos, a informação a respeito, sob a ótica da medicina chinesa, é extremamente rara. Este curso apresenta as síndromes específicas da dermatologia tradicional chinesa, incluindo inúmeras doenças de pele: urticária, eczema, herpes zosters, psoríase, prurido cutâneo, ptiríase rósea, neurodermatose, impetigo, penfígo, úlcera varicosa, herpes , dermatite alérgica, lipoma, cisto, etc.

Um melhor conhecimento destas síndromes permite fazer um melhor diagnóstico e, consequentemente, uma mlehor escolha terapêutica, que levará a melhores resultados clínicos.

 

Quando se pratica a medicina chinesa, é preciso ter consciência que o sistema médico chinês é baseadp, essencialmente, na noção de síndromes. Então, o sucesso de um tratamento depende diretamente de um bom conhecimento deste assunto. É por isso que esta formação curta e intensiva tenta responder à várias necessidades:

  1. Melhor compreensão do « espírito » das principais síndromes da dermatologia (causas, emcanismos e sintomas).

  2. Alargar as competências em termos de diagnóstico diferencial (melhor escolha do tratamento).

  3. Dominar os tratamentos com acupuntura das principais síndromes da dermatologia.

 

Este curso foi elaborado dentro de um espírito pragmático, para que se possa utilizar as informações imediatamente na clínica. Cada síndrome será estudada de acordo com o seguinte plano: etiologia, mecanismo patológico, sintomas. princípios terapêuticos, tratamentos com acupuntura.

FotoGrupoLisboa.png
Dermato2018SP.png

2017

TRATAR COM EFICÁCIA OS PROBLEMAS EMOCIONAIS E PSICOLÓGICOS:
O QUE REALMENTE FUNCIONA EM ACUPUNTURA
​São Paulo - 1, 2 e 3 de dezembro de 2017

Nos consultórios de medicina chinesa, as consultas relacionadas a problemas emocionais e mentais, tais como depressão, neurose de angústia, ansiedade, insônia, problemas de memória, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo, etc., são muito frequentes. E elas serão cada vez mais. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as incertezas e a sensação de insegurança geradas pela crise mundial favorece fortemente estes problemas psíquicos. A OMS avalia que 12% da população mundial sofre de desordens mentais e este número passará, em breve, para 1 em cada 4 pessoas. É gigantesco! Em 9 de outubro de 2008, a direção da OMS propôs que a saúde mental fosse prioridade geral. Se a medicina ocidental, graças a sua artilharia medicamentosa pode responder a numerosas doenças mentais, cada vez mais os pacientes querem uma resposta mais natural e global para seus problemas. Os praticantes de medicina chinesa são e serão cada vez mais solicitados. É por isso que é importante termos soluções concretas para nossos pacientes.

 

Programa

 

Teorias indispensáveis a uma melhor eficácia terapêutica

  • De onde vem as emoções segundo a medicina chinesa ?

  • Qual a natureza das emoções ? O que são as emoções?

  • Significados concretos das 5 emoções: fisiologia, patologia.

  • Efeitos das emoções sobre o Qi

  • O coração: a "central emocional"

  • Papel da vesícula biliar na nossa vida emocional.

  • Qual o papel do cérebro ?

  • O que perturba ou favorece o equilíbrio emocional segundo o taoísmo.

  • As cinco virtudes (wǔ dé 五德) e a saúde mental.

  • Estudo aprofundado das 7 emoções: definição e descrição de cada emoção, fatores que favorecem as emoções, as patologias das emoções …

  • Estudo dos pontos de acupuntura específicos para as emoções segundo os textos antigos.

 

Esta parte apresenta as teorias pouco conhecidas sobre as emoções e que são indispensáveis para compreender a natureza e a manifestação destes fenômenos psíquicos. Trata-se de um novo olhar, mais completo, mais claro e que oferece informações inéditas sobre este assunto essencial em nossa vida moderna.

 

Problemas emocionais e psicológicos: Compreender e tratar as 3 síndromes mais frequentes

  • Causas e mecanismos patológicos

  • Sintomatologia

  • Tratamento com acupuntura

Acupuntura : as 3 fórmulas de pontos principais

  • A acupuntura de redes - 6 camadas - relações especiais entre canais - tratamentos dinâmicos

  • Tipologias dos principais problemas emocionais segundo as 6 camadas

  • Os pontos especiais para os problemas emocionais e a insônia

2015

DOMINAR O DIAGNÓSTICO EM MEDICINA CHINESA E GINECOLOGIA 

São Paulo,  3-6 de dezembro de 2015

Quatro dias intensos e transformadores!
Professor Sionneau instigou, provocou e nos fez sentir incomodados, foi buscar em cada um de nós o que podemos dar de melhor ao fazer o raciocínio clínico, segundo as bases da medicina chinesa, e foi essa paixão pelo conhecimento, esse incansável desejo de transformar pessoas que tivemos o privilégio de vivenciar. Saímos desses dois cursos melhores como profissionais.... o incomodo valeu a pena... há que se romper barreiras pra avançar. E todos nós rompemos a barreira da zona de conforto, dos pensamentos automatizados e pré-concebidos. Obrigada Philippe!

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Curso com Philippe Sionneau

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Curso com Philippe Sionneau

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Curso com Philippe Sionneau

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Curso com Philippe Sionneau

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Curso com Philippe Sionneau

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Curso com Philippe Sionneau

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Curso com Philippe Sionneau

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Curso com Philippe Sionneau

2014

COMPREENDER, DIAGNOSTICAR E TRATAR OS 8 VASOS EXTRAORDINÁRIOS
São Paulo, 11, 12 e 13 de novembro de 2014

Foram 3 dias intensos, de muito conhecimento trocado, muita disposição e empenho por parte dos 60 alunos presentes. Professor Sionneau apresentou informações sobre os Vasos Extraordinarios inéditas no mundo ocidental, oriundas de pesquisas em muitos clássicos chineses. Muitas informações foram corrigidas, desmitificadas e retransmitidas de forma clara e muito didática. Tudo isso com o carisma e bom humor de sempre. Encantou os alunos brasileiros e deixou o Brasil muito bem impressionado com o nível de conhecimento dos brasileiros e com a calorosa receptividade com que foi recebido.

Desta oportunidade nasceu o interesse em continuar trocando experiências. Que venham muitas outras!

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Com Philippe Sionneau - 2014

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Com Philippe Sionneau - 2014

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Com Philippe Sionneau - 2014

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Com Philippe Sionneau - 2014

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Com Philippe Sionneau - 2014

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Com Philippe Sionneau - 2014

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Com Philippe Sionneau - 2014

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Com Philippe Sionneau - 2014

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Com Philippe Sionneau - 2014

ACUTERAPIA
ACUTERAPIA

Com Philippe Sionneau - 2014