1_edited.jpg

Toda a genialidade do pensamento médico do Dr. Wang Ju Yi

por Dr Jason D. Robertson

Seminário Internacional sobre  Teoria Aplicada de Canais (jīng luò yī xue), com Dr Jason D. Robertson (Seattle, EUA), co-autor do livro “Applied Channel Theory in Chinese Medicine”, discípulo do Dr Wáng Jūyì 王居易

5 e 19 de agosto de 2021*

*as aulas serão gravadas e disponibilizadas por 7 dias

SAIBA MAIS

Screen Shot 2021-07-06 at 10.24.36.png

Professor Wang Ju-yi
(王居易1937-2017)

Teve uma posição invejosa como observador e participante das principais tendências da medicina chinesa do século XX. Formado na primeira turma do Colégio de Medicina Tradicional Chinesa de Pequim em 1962, o Dr. Wang foi treinado por alguns dos primeiros expoentes da era moderna. Ele teve a sorte de experimentar a medicina chinesa na era imediatamente anterior ao desenvolvimento do que hoje chamamos de “MTC”. Em outras palavras, ele foi um produto daquele curto período de tempo no final dos anos 1950 e início dos anos 1960, quando a acupuntura era ensinada por profissionais com raízes em linhagens familiares que incluíam uma base sólida em textos clássicos. Esta foi uma época em que ervas e acupuntura eram ensinadas juntas na China. Ao dar crédito a essa educação única, o Dr. Wang continuou a afirmar que seus maiores professores eram os pacientes. Como o próprio Dr. Wang contou: “Naqueles primeiros dias após a formatura, eu ainda lia com frequência os textos clássicos e não tinha ideia do que estavam falando! Somente após a leitura e releitura na presença de casos clínicos reais, certos conceitos finalmente se esclareceram, às vezes décadas depois. ”

CONTEÚDO DO CURSO

Seminário Internacional sobre  Teoria Aplicada de Canais (jīng luo yī xue), com Dr Jason D. Robertson (Seattle, EUA), co-autor do livro “Applied Channel Theory in Chinese Medicine”, discípulo do Dr Wáng Jūyì 王居易 

 

Neste seminário, dividido em duas aulas,  Dr. Jason começará com uma análise do termo clássico 意 (yì), frequentemente traduzido como “pensamento / intenção / atenção”. Ao considerar os mecanismos de percepção descritos no HuangDi Nei Jing, pode-se começar a se aproximar da “maneira de ver” usada pelos primeiros praticantes de acupuntura. O cultivo de maneiras alternativas de ver o encontro com o paciente permitirá novas percepções na clínica moderna.

 

Os alunos participantes obterão novos insights sobre como usar os conceitos descritos pela primeira vez no HuangDi Nei Jing por meio da visão clínica desenvolvida pelo professor Wang Ju Yi. Extraídas de mais de 50 anos de trabalho em hospitais movimentados de Pequim, as abordagens descritas fornecerão novos insights para acupunturistas novos e experientes.

Os principais tópicos incluirão:

• “Pensamento / intenção / atenção” 意 (yì) no Clássico Interno

• Discussão do conceito de “Correntes de pensamento” (学派 xué pài) na medicina chinesa

• Papel da fisiologia dos seis canais no raciocínio clínico

• Síntese da Diferenciação de Padrões (証 zhèng) com a Teoria dos Seis Canais

• A visão clínica central do Dr. Wáng, especialmente os conceitos de «diferenciação de canais», «seleção de canais» e «seleção de pontos» 

 

As aulas serão em inglês, com tradução para o português, por Dr Ricardo Valério (Portugal), doutorando em medicina interna pela Univ de Medicina Chinesa de Nanjing e discípulo de Dr Wang Ju Yi.

 

É uma oportunidade única para acupunturistas que se preocupam com uma fundamentação sólida, baseada em princípio corretos e que permitem ampliar a capacidade de raciocinar clinicamente.

INVESTIMENTO

5 e 19 de agosto

das 17h as 19h (horário de Brasíllia)*

Online via ZOOM

as aulas serão gravadas e disponibilizadas por 7 dias

Brasil: R$ 490,00  (Pix ou PagSeguro*)  

          Ex alunos Acuterapia: R$ 441,00

* Parcelamento pelo PagSeguro com juros

Outros países: 96 USD  (PayPal)

Ex alunos Acuterapia: 86USD

INSCRIÇÃO

arrow&v
Eu sou
Qual a opção de pagamento
Deseja receber nossa progamação?
Como soube do seminário?